terça-feira, 12 de agosto de 2008

Nosso jeito hipócrita de ser


Hoje vou falar sobre hipocrisia, pode ser que eu esteja extrapolando a realidade ou usando uma palavra com conotação muito negativa para o que eu penso, mas acho que a vida é assim mesmo, e não vejo melhor forma de descrever as situações que citarei como pura, feia e velha hipocrisia.
Como todo bom cristão sempre aprendi muito sobre hipocrisia, aliás a bíblia é repleta de passagens citando essa palavra ou exemplos de pessoas que se encontravam na condição hipócrita. Sabendo de tudo isso sempre fui muito rigoroso comigo mesmo sobre o assunto por de certa forma repudiar esse tipo de "comportamento" se assim podemos definir.
Eu prefiro dizer que a hipocrisia é um jeito de ser, uma escolha que fazemos e cá entre nós que escolha xexelenta.
Qual é o problema em ser verdadeiro? "Ahh a verdade dói", "Ahh, você não pode ser tão sincero assim porque pode magoar alguém", "Ahh não fale assim na cara", a freqüência que eu ouço essas palavras é incontável, isso por que eu digo o que penso e vivo o que prego ou seja, tento ser o mínimo hipócrita o possível, porem seria um hipócrita em dizer que as vezes não me enquadro na figura negativa da história toda, mas o que é difícil entender é o porque das pessoas relutarem tanto em aceitar que falar a verdade nua e crua é o melhor, ou ser sincero.
As pessoas gostam de uma verdade maquiada, prostítuida de enfeites, adornada. Sabe por quê? Porque dessa forma ela não soa tão feia quanto ela realmente é, porque assim é mais fácil lidar com ela, eu já sou mais radical em classificar que essa meia verdade é uma inverdade total, afinal não existem meia verdade ou parcialidade de uma coisa concreta, portanto se você não diz a verdade é mentiroso. Não entendo como isso não incomoda os outros como me incomoda, eu não consigo dormir comigo mesmo quando me relembro de uma situação na qual fui hipócrita ou mentiroso, me fazendo concordar com algo que não concordo, me forçando a dizer "tudo bem", ou "ok, eu vou sim", só pra manter a postura socialmente aceita, eu não considero uma pessoa anti-social de forma alguma, adoro estar com pessoas e principalmente com pessoas de quem REALMENTE GOSTO, mas não consigo de forma alguma virar para uma pessoa com a qual estou extremamente chateado ou a quem realmente desgosto por "n" motivos e virar e dizer "vem cá meu grande amigo, me dá um abraço", pááááara....se eu fizer isso um dia, por favor alguém me ajude pois estou literalmente PERDIDO.

Nenhum comentário: