sexta-feira, 29 de agosto de 2008

DIGA NÃO!

Poxa que mês mais inspirador não? Esse mês acho que bati meu recorde pessoal de textos escritos na vida, rs... Nunca me dei muito bem com os professores de português nem com a matéria diga-se de passagem, Delinha e Elzira que o digam, deixo aqui publicamente meu apreço e agradecimento por todo conhecimento adquirido e obviamente o pedido de DESCULPAS, apesar que tenho certeza que assim como eu elas devem ter percebido que todas as brigas e discussões que um dia tivemos com certeza geraram ótimo conflitos literários, filosóficos entre outros.
O título que escolho hoje serve bem diretamente para atingir as pessoas que de um modo ou outro tem medo de dizer o que realmente pensam e passam a vida inteira como aquele comercial recente da Ford do famoso "Tudo Bem!" quando são levadas a concordar com algo que discordam.
Pessoal,NÃO TENHA MEDO DE DIZER A VERDADE, não tenha medo de dizer NÃO EU NÃO CONCORDO, porque afinal você é única, sua vontade é única seu desejo é único e isso NINGUÉM pode tirar de você, seja decidido, seja alguém, seja uma pessoa de AÇÃO e não de execução, mas muito cuidado, quando você diz não tem que saber que muitas vezes, ou melhor na maioria das vezes você não vai ser bem recepcionada, afinal ninguém gosta de ouvir um NÃO.
Quando você disser não e não for bem recepcionado fique tranqüilo pois mesmo assim você foi uma pessoa DECIDIDA, uma característica dificilmente encontrada nos dias de hoje, escolha um objetivo em sua vida e brigue por ele, LUTE por aquilo que você acredita.
Outra precaução que vale ser ressaltada é SAIBA OUVIR UM NÃO, afinal o que será de você se apenas souber dizer, saber ouvir não é muito mais difícil do que saber dizer, você pode discutir pra provar que o seu ponto de vista mesmo quando ouviu um não como resposta, mas tem que saber RECONHECER quando a outra parte tem uma opinião muito mais plausível que a sua e nesse momento dar por encerrada a discussão e sair de cabeça erguida mesmo com a resposta negativa.
Sabendo DIZER NÃO você será a pessoa mais decidida, audaciosa, e alegre do mundo, e sabendo OUVIR UM NÃO você será com certeza a mais sábia, perspicaz e solidária de todas, ou seja, com uma palavra tão forte e negativa você obtém resultados tão positivos, acredite no seu valor!
Como já dizia o sábio Charles Haddon Spurgeon "Aprenda a dizer não. Será masi útil para você do que ser capaz de ler em latim"

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Não espere perder pra ajudar

Bom dia a todos, hoje to meio P%3$* com tudo....
Nada como uma série de desventuras pra tirar a animação de qualquer pessoa, eu tento ao máximo manter-me positivo frente as dificuldades que vão surgindo, mas as vezes por mais forte que você se ache é muito difícil suportar o peso sobre suas costas.
Engraçado como quando nós encontramos alguém mais capaz, ou mais bem preparado para uma função, nos apoiamos sobre a pessoa e deixamos que ela conduza o restante. Por que teimamos em nos incapacitar frente a alguma situação quando podíamos usar um pouco mais de esforço e nos tornar capazes? Jesus o tempo todo que esteve na terra não pegou discípulos capacitados, pelo contrário ele só chamou pessoas incapacitadas e as capacitou. Por que isso? Será que Deus na figura de Jesus queria mostrar que qualquer pessoa pode se tornar uma referencia mundial? Será que ele queria provar que não importa se você é bom ou não em algum quesito, você pode se tornar O melhor? Será que ele quis provas que não importa onde você está ou quem você é, você sempre será uma pessoa especial, basta ouvir a voz da sabedoria e aprender?
O importante não é descobrir qual foi o motivo, mas sim compreender o resultado. Se eu pudesse dar um conselho apenas pediria para que não se apoiassem e sim aprendessem, porque quando não tiver mais ninguém você vai depender inteiramente de si mesmo, é nesse momento que valorizamos o conhecimento que fora nos passado anteriormente, mas nós tolos como somos nunca demos ouvidos, permanecendo em nossa situação incapaz, nesse momento reconheceremos o valor que alguém nos dá quando insiste em nos tornar pessoas melhores, só que nesse momento pode ser que a pessoa a qual sempre se preocupou com você na tentativa de te ensinar não está mais ao seu lado, tomem cuidado em quanto é tempo e sejam como Pedro que apesar de forte soube seu destino e mesmo tropeçando reconheceu o erro pediu perdão e foi atendido, atentem para não ser como Judas, que também soube de seu destino, porém quando finalmente compreendeu seu erro, seu mestre já não o apoiava mais, e assim não pode agüentar a pressão de seus próprios atos. Não consuma-se a si mesmo. E não espere um Rei em glória e majestade para apreender, reconheça que cada pessoa, inclusive aquelas que não aparentam nada (Lucas 2:7 – “E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”)com sua peculiaridade pode lhe ensinar experiências únicas que podem mudar seu futuro.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Efeito Borboleta Humano

Hi hi Alll.....
Vocês conhecem o chamado efeito borboleta? Não o filme de sucesso, sim a teoria que embasa o filme e da origem a uma série de discussões filosóficas. Resumidamente é assim que funciona, o efeito borboleta nada mais é do que a Teoria do Caos e nada exemplifica melhor isso do que a frase usada o filme, "O bater das asas de uma borboleta aqui pode causar um furacão do outro lado", você pode ficar tentando imaginar que tudo isso é uma grande besteira ou impossibilidade, mas, lembre-se sempre de ler os DETALHES, isso é uma metáfora e nada melhor pra definir a frase do que a palavra PODE, o pode nessa frase nada mais é do que uma incógnita referente a um evento possível nas condições ideais, ou seja, as chances são tão pequenas que matematicamente seria desprezível, tanto que nunca foi provado um evento assim, mas em teoria ele poderia acontecer.
Como gosto sempre de aplicar e tornar real o que é figurativo vamos pensar como essa idéia pode se refletir em atos, vou reformular a frase, "Uma pequena decisão sua pode causar um desastre imenso na vida de outra pessoa", agora acho que você já se questiona sobre a veracidade disso, e com certeza muitos vão concluir que já estiveram em uma situação como essa, sendo a pessoa que tomou a decisão ou a pessoa que sofreu a conseqüência, não importa qual o lado que você esteve o importante é abrir os olhos pra enxergar que na vida as coisas estão intimamente relacionadas, qualquer coisa pode afetar outra aleatoriamente, mas quando isso se trata de um objeto é fácil, pois é possível uma reparação instantânea, agora quando enxergamos eventos maiores como os sentimentos de uma pessoa a reparação fica muito mais difícil. Biblicamente isso é aplicada quando Jesus nos diz em Mateus 22:37 – “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”, pode parecer coincidência mas chamo isso de divindade. Amar o próximo como a você mesmo pode resolver todos os seus problemas de relacionamento, todas as suas depressões quanto a não aceitação pessoal perante a sociedade, pois antes da sociedade estar errada, você estava errado primeiro. Portanto tomem muito cuidado com suas ações pois “Uma pequena decisão sua pode causar um desastre imenso na vida de outra pessoa”.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O Cotidiano Rimado

Hoje decidi rimar
Uma rima que consuma e atingi a todo o ser
Uma rima só pra me animar
Vem comigo nessa ciranda de palavras se entreter

Eu assumo que nesse quesito não sou muito bom
Não uso métrica nem nada para regularizar
Só falo daquilo que sinto e vejo o tom
Nada de besteirinhas, pra falar a verdade nem sei o que falar

Vou falar do que sinto
Um cansaço terrível
È verdade não minto
Êta sono temível

Fico aqui embolando no trabalho
Não to com vontade nenhuma de fazer algo
Quase manda todo mundo pro cara%$%
Não me enche o saco, hoje não quero entrar no palco

Não vou mais te enrolar
Porque de nada isso faz sentido
Pode parar de ler, vou voltar a trabalhar
E voltar a rotina, Ohhh castigo.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Com o Tempo

Com o Tempo...
Você aprende que estar com alguém só porque esse alguém lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado...
Com o Tempo...
Você se dará conta que casar só porque “está sozinho(a)”, é uma clara advertência de que o seu matrimônio será um fracasso...

Com o Tempo...
Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja...
Com o Tempo...
Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho(a),com certeza uma hora você vai desejar não voltar a vê-la...

Com o Tempo...
Você se dará conta de que os amigos verdadeiros valem mais do que qualquer montante de dinheiro...
Com o Tempo...
Você entende que os verdadeiros amigos se contam nos dedos, e que aquele que não luta para os ter, mais cedo ou mais tarde se verá rodeado unicamente de amizades falsas...

Com o Tempo...
Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva, podem continuar a magoar a quem você disse, durante toda a vida...
Com o Tempo...
Você aprende que desculpar todos o fazem, mas perdoar, só as almas grandes o conseguem...

Com o tempo...
Você comprende que se você feriu muito um amigo, provavelmente a amizade jamais será a mesma...
Com o Tempo...
Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada pessoa, é irrepetível...

Com Tempo...
Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados...
Com Tempo...
Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para fazer planos...

Com o Tempo...
Você compreende que apressar as coisas ou forçá-las para que aconteçam, fará com que no final não sejam como você esperava...
Com o Tempo...
Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele instante...

Com o Tempo...
Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama, dizer que sente falta, dizer que precisa, dizer que quer ser amigo...
...junto de um caixão...
...deixa de fazer sentido...

Por isso, recorde sempre estas palavras:
“O homem torna-se velho muito rápido e sábio demasiado tarde”.
Exatamente quando:
“JÁ NÃO HÁ TEMPO!”

Autor desconhecido

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Várias Facetas de uma mesma verdade


Bom dia leitor.
Escolhi esse texto hoje devido obviamente a mais um fato vivido por mim, aliás, qual dos textos não foi escrito inspirado por alguma coisa vivida? No meu caso posso afirmar que nenhum, me sinto bem explorando as entranhas e emaranhados do meu cérebro pra realizar através de palavras uma expressão artística de um sentimento, uma emoção, uma vivencia, qualquer coisas que possa se transformar em algo.
Aliás, pessoas são assim, sempre se transformando, as vezes fisicamente, ficando um pouco mais "largas" a cada ano, ou mais calvas, ou mais fortes, ou mais magras, ou até mesmo o processo natural do envelhecimento, mas não digo desse tipo de transformação, falo daquele tipo de transformação emocional, onde a cada manhã que levantamos nos sentimos diferentes, vivemos o mesmo dia, com as mesmas rotinas as vezes, mas nunca reparamos que vivemos cada dia diferente daquilo que vivenciamos ontem, a vida como eu disse é uma montanha russa, só que cada dia um novo trajeto é preciso ser feito, isso cria a emoção, a angústia e a ânsia de viver mais um dia, quando você perde esse sentimento, você perde a vontade de viver, por isso nunca perca a VONTADE DE VIVER O NOVO, ou NUNCA QUEIRA PREVER SEU FUTURO, pois o futuro só a Deus pertence.
Com esse pensamento em dia, ponho em pauta minha confusão mental, as várias facetas de uma mesma verdade, deixe-me explicar rapidamente. Uma história contada por diversas pessoas do mesmo jeito terá diversas conclusões para uma série de ouvintes distintos, isso porque cada um tende a enxergar a realidade do seu ponto de vista, as vezes de uma forma protecionista, outras vezes liberalistas etc... Isso são as várias faces de uma verdade... Mas então como concluir qual é a verdade absoluta? Ou qual visão da história esta correta? No sentido cristão é muito fácil a reposta de tudo isso, a encontramos em João 8:32 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.", mas essa afirmação é muito mais ampla e por mais que você não acredite no cristianismo leia essa afirmação novamente e deixe-se levar pelo pensamento.
Conhecer a verdade não significa ser o dono da verdade, ou estar com a verdade ao seu lado, conhecer a verdade significa explorar aquilo lhe é dito, é ouvir a verdade, é analisar a verdade é pensar sobre a verdade, refletir sobre ela.....
e a verdade vos libertará, a liberdade no caso bíblico foi aplicado para a verdade bíblica, sobre Cristo ser o filho de Deus, agora pense na sua vida pessoal, sabendo da verdade como você pode se libertar? Fácil a resposta, muitas vezes nos prendemos a nossa verdade, aquilo que julgamos estar certo e isso nos prende a um pensamento, a uma idéia, a um objetivo que nos deixa acorrentado a uma realidade paralela daquela apresentada na verdade, portanto liberte-se disso, aceite por mais duro que seja a verdade e se liberte do seu pensamento insano.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Sampa


Alguma coisa acontece
No meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga
E a Avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui
Eu nada entendi
Da dura poesia concreta
De tuas esquinas
Da deselegância discreta

De tuas meninas...



Ainda não havia
Para mim Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece
No meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga
E a Avenida São João...

Quando eu te encarei
Frente a frente
Não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi
De mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio
O que não é espelho
E a mente apavora o que ainda
Não é mesmo velho
Nada do que não era antes
Quando não somos mutantes...

E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho
Feliz de cidade
Aprende depressa
A chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso
Do avesso do avesso...

Do povo oprimido nas filas

Nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue
E destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe

Apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas
De campos e espaços

Tuas oficinas de florestas
Teus deuses da chuva...

Panaméricas
De Áfricas utópicas
Túmulo do samba
Mais possível novo
Quilombo de Zumbi
E os novos baianos passeiam
Na tua garoa
E novos baianos te podem
Curtir numa boa...

By: Caetano Veloso

Nosso jeito hipócrita de ser


Hoje vou falar sobre hipocrisia, pode ser que eu esteja extrapolando a realidade ou usando uma palavra com conotação muito negativa para o que eu penso, mas acho que a vida é assim mesmo, e não vejo melhor forma de descrever as situações que citarei como pura, feia e velha hipocrisia.
Como todo bom cristão sempre aprendi muito sobre hipocrisia, aliás a bíblia é repleta de passagens citando essa palavra ou exemplos de pessoas que se encontravam na condição hipócrita. Sabendo de tudo isso sempre fui muito rigoroso comigo mesmo sobre o assunto por de certa forma repudiar esse tipo de "comportamento" se assim podemos definir.
Eu prefiro dizer que a hipocrisia é um jeito de ser, uma escolha que fazemos e cá entre nós que escolha xexelenta.
Qual é o problema em ser verdadeiro? "Ahh a verdade dói", "Ahh, você não pode ser tão sincero assim porque pode magoar alguém", "Ahh não fale assim na cara", a freqüência que eu ouço essas palavras é incontável, isso por que eu digo o que penso e vivo o que prego ou seja, tento ser o mínimo hipócrita o possível, porem seria um hipócrita em dizer que as vezes não me enquadro na figura negativa da história toda, mas o que é difícil entender é o porque das pessoas relutarem tanto em aceitar que falar a verdade nua e crua é o melhor, ou ser sincero.
As pessoas gostam de uma verdade maquiada, prostítuida de enfeites, adornada. Sabe por quê? Porque dessa forma ela não soa tão feia quanto ela realmente é, porque assim é mais fácil lidar com ela, eu já sou mais radical em classificar que essa meia verdade é uma inverdade total, afinal não existem meia verdade ou parcialidade de uma coisa concreta, portanto se você não diz a verdade é mentiroso. Não entendo como isso não incomoda os outros como me incomoda, eu não consigo dormir comigo mesmo quando me relembro de uma situação na qual fui hipócrita ou mentiroso, me fazendo concordar com algo que não concordo, me forçando a dizer "tudo bem", ou "ok, eu vou sim", só pra manter a postura socialmente aceita, eu não considero uma pessoa anti-social de forma alguma, adoro estar com pessoas e principalmente com pessoas de quem REALMENTE GOSTO, mas não consigo de forma alguma virar para uma pessoa com a qual estou extremamente chateado ou a quem realmente desgosto por "n" motivos e virar e dizer "vem cá meu grande amigo, me dá um abraço", pááááara....se eu fizer isso um dia, por favor alguém me ajude pois estou literalmente PERDIDO.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Up and Down


Up and Down, literalmente traduzido para o nosso português como Alto e Baixo, e pra não ficar totalmente fora de sentido vou chamar de altos e baixos. Nós vivemos a temível montanha russa da vida todos os dias e muitas vezes nem ao menos percebemos as subidas, descidas, curvas e solavancos que enfrentamos, isso porque estamos cercados ou cobertos por um carrinho bem preparado, um cinto de segurança bem afivelado e barras pressurizadas impedindo que soframos qualquer movimento mais brusco, mas as vezes nos deparamos com a situação de entrarmos em um carrinho bem mais velho, desgastado e não munido de todos os aparatos tecnológicos que usamos para a nossa "Segurança", assim sendo enfrentamos um circuito diferente, como quase todos os dias, mas dessa vez os obstáculos parecem cada vez maiores, os solavancos parecem querer nos arremessar ao acaso e o medo incontrolável nos assola, apesar de nos acharmos em certa segurança tememos que algo ruim venha acontecer e nos prejudicar.
Engraçado como isso me afeta, já me senti diversas vezes nesse carrinho mais velho e muitas vezes parece que só minhas mãos e meus pés são as únicas ferramentas que tenho pra me manter em segurança, mas depois de algumas voltas e subidas e descidas parece que aquele desconforto começa a melhorar aos poucos e a sensação de segurança vai voltando bem devagarzinho, queria eu estar sempre no carro seguro, mas não consigo e dou muitas graças por isso, pois dessa forma me fortaleço, aprendo e cresço cada dia mais.
Então obrigado.....
Obrigado as pessoas que a cada dia destroem minha segurança;
Obrigado a todos que a cada dia destroem meus sonhos;
Obrigado a todos que a cada dia me fazem duvidar do meu e único Deus;
Obrigado a aqueles que destroem meu coração;
Obrigado aos que avassalam minhas expectativas, pois graças a vocês hoje sou quem eu sou e graças a suas atitudes nunca vou ser pior do que já fui um dia.
Portanto Obrigado a todos que direta o indiretamente afetam o curso da minha montanha russa da vida negativamente.