terça-feira, 22 de julho de 2008

O ócio criativo


O que dizer?
Bom ócio é uma coisa interessante, diz-se de ócio: do Lat. otiu, s. m., vagar; repouso; lazer; descanso; estado de quem não faz nada; preguiça.
Engraçado né, existe realmente um termo para não se fazer nada, mas será possível definir nada? Ou atingir um estado de letargia tremendo que você realmente não está fazendo nada? Acho que não, na publicidade diz-se muito do ócio criativo, estado em que você "não faz nada" só que o ato de não fazer nada gera a famosa criatividade... Agora lhe pergunto, como é possível a criatividade surgir do nada? Como criatividade ela em si já é uma atividade, pra você atingir a criatividade você precisa "fazer" e fazer muito por assim digamos, é impossível ser criativo sem pensar, sem raciocinar sem racionalizar, ou será que existe a criatividade espontânea, claro que não, nem Darwin provou que se gera algo espontaneamente, eu vou acreditar nisso?
Bom depois da breve introdução vamos ao texto principal, ao se fazer nada (em termos) surgem os temidos pensamentos as vezes desejados outras indesejados, e em um desses me agarro pra compartilhar aqui com vocês algumas idéias da minha mente doentia.
É possível amor após o primeiro amor? Retórica a pergunta também pois se eu responder que não, não é possível existir...deu pra acompanhar? Rs...
Portanto agora porque me prendo a esse pensamento, não foi a primeira vez que fui um ombro amigo pra ouvir alguém dizer que tem quase certeza de que nunca irá amar de novo, e me coloco no lugar da pessoa, será que eu vou amar de novo? É estranho definir o nosso "amar", pra cientistas não passa de uma mistura de reações químicas, para filósofos, sociólogos FHC e Freud o amor é um estado de espírito, uma forma de pensar, pra mim é ainda algo inexplicável, lógico que no âmbito humano, porque quem sou eu pra dizer de amor divino como Deus nos mostrou e mostra, agora por ser uma coisa indefinida e cujo eu não consigo explicar fica um pouco difícil responder a pergunta que eu mesmo me fiz, será que existe amor após amor? Não sei, sei que já tive por uma pessoa um sentimento tão imenso que prefiro não encontrar a pessoa de novo porque tenho certeza de que não sei se ficaremos na conversa, mas posso garantir que já tive sentimento similar por outras pessoas, então digo existe amor após amor, mas não cabe a nós comparar apenas se entregar e viver cada amor.

Nenhum comentário: